Energia Solar

Energia Solar

O potencial solar do Brasil é sem dúvidas um dos maiores do mundo, isso deve-se ao fato de o território brasileiro está localizado próximo à linha do Equador.

Dentre as regiões brasileiras, a região nordeste é a que possui o maior índice de radiação, por estar mais próxima à linha do Equador, variando entre 5.700 e 6.100 Wh/m² dia. O Sol é a maior fonte de energia disponível, podendo produzir mil vezes mais energia do que o consumo anual da humanidade.

Duas formas de aproveitamento dessa fonte são: a energia solar fotovoltaica e a térmica. Na energia fotovoltaica ocorre a transformação da radiação solar em energia elétrica. Já a energia solar térmica consiste no aquecimento da água pela radiação solar.

O que é Energia Fotovoltaica?

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada, sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados a mais de 30 anos.

Equipamentos Utilizados

O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica

O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados ao seu Inversor Solar.

O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa

Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para a TV, computador, máquinas e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada – AC) que você precise usar.

Como Funciona

Durante o dia os painéis fotovoltaicos convertem a energia do sol em eletricidade. A produção de energia só depende da área disponível em seu telhado e do nível de radiação da sua cidade. O inversor converte a energia solar para o formato que você pode utilizar nas suas tomadas sem a necessidade de obras ou de alteração das instalações elétricas da sua casa.

Caso você não consuma toda a energia solar produzida, o excedente é injetado na rede e você é remunerado com créditos para consumir energia da concessionária. Esse sistema de gerar energia limpa e renovável vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz!

Tipos de Sistemas Fotovoltaico

ON

A energia solar residencial ou sistema fotovoltaico residencial permite você gerar parte ou toda a energia que você consome na sua casa, assim, se livrando de  boa parte da sua conta de luz para sempre. Para se calcular o tamanho de um sistema fotovoltaico residencial usa-se como base a conta de luz (o seu consumo de energia), a área disponível para receber os painéis solares e a localidade geográfica (os índices de irradiação solar variam muito de acordo com o local).

OFF

São sistemas de energia solar fotovoltaica que não estão conectados a rede elétrica, sistemas isolados que alimentam diretamente os aparelhos (cargas) que vão consumir a energia gerada. Os sistemas de energia solar autônomos são muito utilizados em lugares remotos. Esses sistemas devem ser dimensionados minuciosamente, calculando-se exatamente o consumo do aparelho (carga). Com base nos piores índices de radiação solar daquela área específica, dimensiona-se o sistema fotovoltaico isolado para ter uma autonomia de até três dias (em média).

Exemplos:
– Sistemas Fotovoltaicos de energia solar para bombeamento
– Sistemas Fotovoltaicos de energia solar para eletrificação de cercas
– Postes de Iluminação Solar
– Estações replicadoras de sinal
– Casas isoladas da rede elétrica

Bombeamento Solar

Os sistemas híbridos de energia solar fotovoltaica são uma mistura de “sistemas isolados” com “sistemas conectados a rede elétrica”. Ou seja, ele é um sistema conectado a rede elétrica mas, possuem também um banco de baterias para armazenar a energia. Esses sistemas são mais caros que os tradicionais conectados a rede pois, além do banco de baterias, eles também necessitam de diversos mecanismos de segurança e equipamentos específicos que acabam encarescendo a solução como um todo.

O que é Energia Térmica?

O conceito de energia solar térmica consiste na transformação da radiação solar em calor ou energia térmica, através de painéis coletores.

Essa fonte energética é capaz de aquecer a água de forma direta. A produção de energia reduz os impactos ambientais por ser uma fonte de energia limpa ou renovável.

A água aquecida é armazenada em reservatórios térmicos e destinada ao uso residencial, industrial, calefação de espaços, dentre outras possibilidades.

Tipos de Energia Solar Térmica

Banho

Piscina

Bomba de Calor

Deseja alguma informação? Entre em contato conosco.